A EVS adicionou novas funcionalidades Compress and Protect ao Neuron Network Attached Processor (NAP), resultando em maior eficiência para produções baseadas em IP graças ao processamento de ativos em tempo real substancialmente aprimorado.
Construído em IP e com conectividade SDI opcional, o Neuron é um dos pilares fundamentais da oferta de infraestrutura multimídia flexível da EVS. A nova solução Neuron Compress oferece novos recursos de codificação e decodificação JPEG XS. Esse codec oferece qualidade visual sem perdas com latência muito baixa e uma taxa de compactação típica de 10:1, ajudando as emissoras a reduzir o uso de largura de banda em infraestruturas baseadas em IP. Como todos os outros produtos Neuron, o Compress é uma solução de alta densidade que oferece até 32 codificadores/decodificadores UHD ou 64 FHD em uma unidade de rack.
Por outro lado, o Neuron Protect foi projetado para proteger as redes de transmissão de pontos únicos de falha, usando comutação inteligente, redundante e isolada (automática). A linha Protect utiliza todos os padrões de encapsulamento modernos como ST2022 e ST2110 e é capaz de lidar com até 16 canais de Full HD ou 4 canais de UHD e transportá-los através de duas conexões Ethernet redundantes de 100 Gb/s.
O Neuron Protect pode ser atualizado com um módulo SDI I/O, que adicionará 40 conectores físicos SDI HD-BNC, permitindo fácil integração de operações SDI existentes em um ambiente IP, atuando como uma ponte ou gateway. Protect pode ser usado como um transceptor A/V sobre IP multicanal, sonda A/V, conversor up/down, comutação automática (ACO) e firewall.
Juntamente com essas novas linhas de produtos, a EVS melhorou o processamento de áudio à medida que o Neuron se torna compatível com MADI; conversão SDR-HDR, à medida que o Neuron se move para integrar esse recurso baseado em LUT; e correção de cores, pois a EVS adicionou ajustes YCrCb e Hue a todos os corretores de cores Neuron.
Fonte: Panorama Audiovisual